top of page

Nossa MISSÃO

Nossa missão é promover a defesa, preservação e conservação do meio ambiente marinho e terrestre, dos patrimônios natural e cultural e o desenvolvimento sustentável por meio de pesquisa e ação.

Nossa História

O InPact - Instituto de Pesquisa e Ação nasceu em João Pessoa (Paraíba, Brasil), no início de 2020 a partir de um ideal comum de pesquisadores da área ambiental e de sustentabilidade. A ideia é contribuir para o uso consciente dos recursos naturais, a partir da pesquisa apoiada em ações voltadas para práticas sustentáveis, de preservação e conservação ambiental, com engajamento das comunidades tradicionais e da sociedade como um todo.

Contexto biodiverso, geológico e arqueológico da costa da Paraíba

No Ponto mais oriental das Américas, o InPact está localizado numa região que abarca um sistema complexo (falésia, rios, manguezais, recifes costeiros e praias) na costa de João Pessoa, Paraíba. Em termos geológicos, essa região é a última porção da plataforma sul-americana a separar-se do continente africano no processo de abertura do Oceano Atlântico.

A área possui uma biodiversidade singular, e está situada em rota de deslocamento de pequenos e grandes cetáceos (golfinhos e baleias), aves, peixes, incluindo espécies ameaçadas de diversos grupos de organismos marinhos e aquáticos.

No litoral paraibano, existem naufrágios (embarcações que afundaram desde a época do Descobrimento) que representam uma riqueza de informações arqueológicas. Atualmente algumas delas são verdadeiros atrativos turísticos para o mergulho recreativo, além de servirem como recifes artificiais para o aumento da biomassa marinha, consideradas como fontes pesqueiras para a comunidade tradicional local.

bottom of page